Tudo começou com o trabalho de acolhimento à mulher, realizado pelo fundador da FAM (Força Ativa da Mulher), José Serra, conhecido como Serrinha, que em 2006, fez parte da campanha Viver Mulher.

O projeto visava diminuir o número de agressões à mulher por meio de seminários e palestras, que orientavam sobre as formas adequadas de combater e denunciar atos de violência.

Tratava sobre diversos temas, como: violência, leis amparadoras e até mesmo sobre o mercado de trabalho feminino no Brasil. Além de orientar, Serrinha ainda se disponibilizava transportar as mulheres para participar das palestras.

"O Projeto FAM, tem uma mulher guerreira e de atitude, sempre lutando e acreditando no futuro, a união faz toda diferença. Desistir jamais! Parabéns Maria Santíssima."

Por meio deste trabalho José Serra teve a oportunidade de presenciar muitas histórias de lutas e sofrimentos. Conheceu mulheres guerreiras, que venceram a violência e o desemprego e conseguiram traçar uma nova história para suas vidas.

Diante da experiência como acolhedor, as pessoas sempre o procuravam para pedir ajuda. Algumas precisavam de apoio contra a violência, outras de uma indicação para emprego. Tinha também aquela mulher que só necessitava de uma palavra amiga para sentir-se bem.

Sensibilizado com a necessidade dos diversos perfis, o acolhedor começou a perceber a importância de desenvolver um trabalho mais amplo para ajudar o público feminino. A partir do sonho dele e de um grupo de aproximadamente 60 mulheres, foi fundada, em 2010, a ONG FAM (Força Ativa da Mulher).

Além de palestras de conscientização sobre as leis contra a violência, apoio psicológico e apoio profissional por meio de cursos, a FAM também se preocupa com a auto-estima feminina e busca realizar o sonho de mulheres carentes, possibilitando a festa de 15 anos para as meninas e casamentos comunitários para as famílias que não têm condições de arcar com as despesas.

Todo o trabalho é realizado por voluntários do projeto e apoiadores. Os eventos e os cursos oferecidos são custeados pela ajuda de alguns parceiros, que acreditam na importância do trabalho da ONG.